1º Seminário História e Cultura Afro-Brasileira e IndÃgena e Prêmio Destaque: Educação para as Relações Étnico-raciais.
Na última quarta-feira (26), a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, promoveu o 1º Seminário História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, com o propósito de ampliar o diálogo sobre a temática e reforçar o papel essencial da escola na promoção do respeito, da diversidade e da equidade.
Integrada ao evento, ocorreu também a cerimônia do Prêmio Destaque: Educação para as Relações Étnico-Raciais, criado para reconhecer e valorizar educadores que, com sensibilidade, coragem e dedicação, desenvolvem práticas pedagógicas que promovem o respeito, a representatividade e a valorização das relações étnico-raciais nas instituições de ensino do município
Na referida noite, o público acompanhou nove apresentações de professores, que compartilharam práticas pedagógicas desenvolvidas a partir da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, três apresentações culturais, de capoeira (pelos alunos do Centro de Treinamento de Capoeira do município de Santa Helena), danças culturais (pela Comunidade Indígena Aty Mirim) e apresentação de Viola e Violão (pelo professor Claudio Furtado), com músicas alusivas à temática do evento.
Participaram do Prêmio Destaque professores dos CMEIs Gente Inocente e Albano Pedro Mahl, além das escolas Dona Leopoldina, Rondônia e João Lorini.
RESULTADO DO PRÊMIO DESTAQUE: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS:
Categoria A: Professores da Educação Infantil (CMEIs)
1° LUGAR: Debora das Graças: Projeto: “Somos diferentes, somos iguais”, Infantil 1 “B”, Centro de Educação Infantil Albano Pedro Mahl.
2° LUGAR: Lucimara da Rocha Ferreira Eggers: Projeto: “Somos de muitas cores” Infantil 3 “F”, Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente.
3° LUGAR: Cristiane Aline Ramires: Projeto: “Educação para as relações étnico-raciais”, Infantil 3 “G”, Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente.
Categoria B: Professores da Educação Infantil das escolas (Infantil 4 e 5)
1° LUGAR: Varlei Eduardo Junges: projeto: “Histórias que Pintam o Mundo”, Infantil 5 “A”, Escola Municipal João Lorini.
Categoria C: Professores do Ensino Fundamental I (1º e 2º ano)
1° LUGAR: Ana Paula da Silva: Projeto: “Nossas Cores, Nossas Histórias” — 2º ano A, Escola Municipal Rondônia.
Categoria D: Professores do Ensino Fundamental I (3º ao 5º ano)
1° LUGAR: Clarice Buche: Projeto: "Raízes que Inspiram” — 4º “A”, Escola Municipal Dona Leopoldina.
2° LUGAR: Hedson Mauro Klesener: Projeto: “A Capoeira como Expressão da Cultura Afro”, 3º “A”, Escola Municipal João Lorini.
3° LUGAR: Silvia Claudete Valk Soares: Projeto: “A cor do dinheiro”, 5º ano “B”, Escola Municipal Dona Leopoldina.
Categoria F: Professores do Ensino Fundamental dos Programas de contraturno escolar e de jornada ampliada do 5º ano de Educação em Tempo Integral
1° LUGAR: Djenifer Katiussa Astresse Santos: Projeto: “Amoras, forte como as raízes: Celebrando a Diversidade Afro-Brasileira e Indígena”, 2º ano, Escola Municipal Dona Leopoldina.
A Secretária de Educação, Verônica Szerwieski Rui, destacou que a noite celebrou trajetórias e conquistas que mostram a força transformadora da educação. Ela reforçou que os alunos das turmas vencedoras também serão premiados, valorizando o protagonismo estudantil e a participação ativa nos projetos.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa PolÃtica de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.