Resultados das Ovitrampas apurado pela Vigilância Ambiental alerta para infestação do Aedes aegypti no municÃpio de Itaipulândia
A Secretaria Municipal de Saúde de Itaipulândia, por meio da Vigilância Ambiental, divulga os resultados da análise das ovitrampas realizadas no tratamento do mês de abril. Foram instaladas 134 armadilhas (ovitrampas) em imóveis do município, com distanciamento médio de aproximadamente 200 metros entre elas. As armadilhas permaneceram instaladas por 10 dias, com intervalo de 5 dias para a substituição e análise das palhetas de madeira. Durante esse período, foram coletados 1.276 ovos, resultando em um Índice de Positividade de Ovos (IPO) de 43%, o que indica uma alta infestação de Aedes aegypti no município.
Esses indicadores entomológicos têm sido fundamentais para nortear as ações dos Agentes de Endemias no início de cada mês. A Vigilância Ambiental considera elevado o risco de infestação, reforçando a necessidade de continuidade nas ações de combate e prevenção. Até o momento, Itaipulândia registra dezoito (18) casos confirmados de dengue no atual ano epidemiológico.
Vale ressaltar que esse trabalho tem como objetivo o monitoramento da presença do mosquito Aedes aegypti e o direcionamento das ações da equipe nas regiões com maior infestação, não sendo utilizado para aplicação de penalidades aos imóveis onde as armadilhas são instaladas.
A Secretaria de Saúde reforça o apelo à população para que continue atenta e colabore na eliminação de criadouros do mosquito. A prevenção é essencial para evitar uma possível epidemia de dengue em nosso município.
Confira abaixo o índice de infestação por bairro, referente ao período de 09 a 14 de abril:
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa PolÃtica de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.