Itaipulândia fortalece planejamento da educação para os próximos dez anos
Profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Itaipulândia participaram, entre os dias 6 e 10 de julho, de duas formações voltadas à elaboração do novo Plano Municipal de Educação (PME), documento que estabelecerá as diretrizes e metas para o desenvolvimento da educação no município pelos próximos dez anos. As capacitações integram o processo de construção do plano, alinhado ao novo Plano Nacional de Educação (PNE 2026–2036).
A primeira formação ocorreu entre os dias 6 e 8 de julho, em Cascavel, promovida pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP). O curso abordou as etapas de elaboração dos Planos Municipais de Educação, incluindo a constituição das comissões, diagnóstico da realidade educacional, definição de metas, estratégias e indicadores, além de temas relacionados à gestão democrática, monitoramento, avaliação e às diferentes modalidades de ensino.
Na sequência, nos dias 9 e 10 de julho, representantes de Itaipulândia participaram, em Foz do Iguaçu, da formação promovida pela Rede de Cooperação dos Planos Decenais Municipais de Educação. A programação foi voltada a oficinas práticas sobre coleta e análise de dados, identificação dos principais desafios da educação municipal, construção de metas e estratégias e definição da metodologia de trabalho para a elaboração do novo PME.
Representaram o município integrantes da Comissão Gestora de Elaboração do Plano Municipal de Educação, com representantes da Secretaria Municipal de Educação, do Fórum Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Educação. As formações reforçam o compromisso de Itaipulândia com a elaboração de um plano participativo, baseado em evidências e alinhado às diretrizes nacionais, garantindo um planejamento consistente para a educação da próxima década.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa PolÃtica de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.