Secretaria de Meio Ambiente alerta para descarte irregular de resÃduos em áreas de preservação no entorno do Lago de Itaipu
A Secretaria de Meio Ambiente do município emitiu um alerta sobre o aumento de pontos de descarte irregular de resíduos sólidos ao longo da Área de Preservação Permanente (APP) do reservatório de Itaipu Binacional. Durante fiscalizações de rotina realizadas nas últimas semanas, agentes identificaram diversos focos de resíduos sólidos, tanto na área urbana quanto rural, com destaque para a estrada de calçamento que dá acesso à Comunidade Lindamar.
Entre os resíduos descartados de forma ilegal, foram encontrados móveis, colchões, sofás, eletrodomésticos, restos de construção civil, fraldas descartáveis, papel higiênico, materiais recicláveis e orgânicos. Esse tipo de ação configura infração ambiental conforme a Lei Complementar Municipal nº 008/2022, artigo 39, parágrafo II. Se identificado, o infrator poderá ser penalizado com multa de até R$ 1.808,00.
A faixa de proteção do reservatório é uma APP que cumpre funções ambientais essenciais, como a contenção da erosão, manutenção da qualidade da água e ligação entre áreas de conservação ambiental. O descarte irregular compromete todo esse equilíbrio e ameaça diretamente o ecossistema local. A Secretaria reforça a importância do descarte correto e da denúncia por parte da população.
A comunidade pode colaborar denunciando práticas ilegais pelo telefone (45) 3559-8029, ou via ouvidoria municipal pelo e-mail: ouvidoria@itaipulandia.pr.gov.br. A Secretaria de Meio Ambiente segue à disposição para esclarecimentos e reforça que o cuidado com o meio ambiente é responsabilidade de todos.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa PolÃtica de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.