MunicÃpio alcança 100% de participação na Avaliação de Fluência do 2º ano
A alfabetização é a base para o sucesso escolar e pessoal de toda criança. Pensando nisso, o município de Itaipulândia aplicou, entre os dias 17 e 30 de março, a Avaliação de Fluência em Leitura – Entrada, voltada a todos os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da rede municipal.
A ação faz parte do Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), uma iniciativa nacional em parceria com a Associação Bem Comum, o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) e as redes de ensino, incluindo o Estado do Paraná.
A avaliação tem como objetivo medir a fluência dos estudantes na leitura de palavras e textos, permitindo a identificação do nível de leitura de cada criança. A partir dos resultados, a rede pode desenvolver estratégias específicas para garantir a alfabetização na idade certa — até o final do 2º ano.
Em Itaipulândia, a aplicação da avaliação foi precedida por capacitações on-line com diretores e coordenadores, envio de materiais de apoio e acompanhamento técnico da Secretaria Municipal de Educação. As escolas Carlos Gomes, Dona Leopoldina, João Lorini e Rondônia participaram ativamente, cumprindo o cronograma e as orientações repassadas.
A Secretaria de Educação agradece o empenho de todos os profissionais envolvidos, que colaboraram desde a preparação até a execução da avaliação. Graças a esse esforço coletivo, o município alcançou 100% de participação dos alunos do 2º ano, um passo essencial rumo à alfabetização plena das crianças na idade certa.
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