Ir para o conte�do Ir para o fim do conte�do
Rua São Miguel do Iguaçu n° 1891 - Centro - PR
Faça seu Login no Portal |

Notícia

Município de Itaipulândia


Atividades relacionadas ao 18 de Maio foram desenvolvidas com pacientes no Centro de Saúde Geni Basso


No dia 23 de maio, quinta-feira, a equipe eMulti desenvolveu atividade junto ao Posto de Saúde Central Geni Terezinha Basso, referentes ao 18 de Maio, ainda na programação do Maio Laranja, mês dedicado ao combate ao abuso e exploração sexual infantil. Na ocasião foram distribuímos imãs de geladeira e adesivos para carros relacionados ao tema, e exibição de vídeos. A equipe realizou uma breve intervenção coordenada por Bruna Lopes, estagiária de psicologia, em conjunto com a equipe e a coordenadora da equipe, Ilóides Seidel.

Conforme disse a Coordenadora da eMulti “o objetivo desta iniciativa foi sensibilizar sobre o dia 18 de maio e elucidar um pouco da história por trás dessa data, especialmente a história de Araceli, uma criança que foi drogada, abusada e morta por jovens da classe alta em 18 de maio de 1973, e cujos culpados permanecem impunes até hoje. O propósito era despertar a consciência daqueles que estavam presentes, mostrando que o abuso pode estar ocorrendo diante de nossos olhos sem que intervenhamos.”

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
A história de Araceli é um exemplo trágico de como a falta de educação sobre proteção infantil pode levar a consequências terríveis. Para prevenir casos semelhantes, é fundamental ensinar às crianças sobre os nomes corretos das partes do corpo, sem tabus, e mostrar claramente quais partes podem ser tocadas com permissão e quais nunca devem ser tocadas por outras pessoas.

Uma abordagem eficaz pode incluir o uso de recursos educativos como vídeos com músicas como "O Seu Corpo é um Tesourinho", que foi apresentada para os pacientes presentes no posto de saúde, essa música é lúdica e envolvente para as crianças. Além disso, é crucial ter conversas abertas e honestas sobre abuso sexual, tanto com adultos responsáveis quanto com as próprias crianças. Este é um assunto muitas vezes negligenciado, mas é necessário para proteger a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes.


  • Compartilhe:
  • Por:

Última modificação em 24/05/2024

  Imagens
Olá! Como posso ajudar?