Rede de Proteção desenvolve programação alusiva ao Maio Laranja em Itaipulândia
A campanha Maio Laranja foi o foco da programação elaborada pela Rede de Proteção para chamar a atenção da comunidade com relação ao Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infantil.
No cronograma da programação, várias atividades foram desenvolvidas, entre elas, apresentações ocorreram em quatro momentos diferentes, iniciando no dia 16 de maio de 2024 no Centro de Artes Vendelino Royer.
O evento realizado pela Rede de Proteção da Criança e do Adolescente de Itaipulândia foi a apresentação de uma música, chamada Ei Mãe, que ocorria simultaneamente a uma Peça Teatral, na qual caracterizava uma criança que havia sofrido uma violação de seus direitos e que consegue libertar-se após falar sobre o abuso para alguém de sua confiança.
A campanha do 18 de maio instiga os munícipes sobre o Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infantil, sendo essa a data nacional dedicada ao assunto. Os esforços da campanha ocorrem também por lembrança de um crime, ocorrido há 51 anos atrás, que chocou o Brasil e que continua impune: o assassinato de Araceli Cabrera Crespo, uma menina que, na época, tinha 8 anos de idade.
Houve também uma Passeata de Conscientização pelo Maio Laranja com os alunos dos 6º, 7º e 8º anos do colégio Costa e Silva.
A campanha é um produto da organização realizada pela coordenação da Rede de Proteção, juntamente com as secretarias que a compõe, sendo estas a Secretaria de Assistência Social, a Secretaria de Cultura e Esportes, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde.
O propósito da ação foi o de conscientizar a sociedade a manter-se atenta a qualquer sinal que seja apresentado por nossas crianças e adolescentes que demonstre que estejam em risco e mobilizá-los a responsabilizar-se pela proteção deles, denunciando pelos canais oficiais e buscando as orientações dos profissionais da rede. Além disso, a campanha também serviu para conscientizar as crianças e adolescentes sobre a importância de contar com alguém de sua confiança para que sejam protegidos e para que então o abusador – violador de direitos, seja punido por esse crime.
SEJA A VOZ DE QUEM NÃO PODE SE DEFENDER SOZINHO! NÃO SE CALE
CANAIS DE DENÚNCIA
DISQUE 100 Whatsapp: (61) 9611-0100
Crimes na Web: https://new.safernet.org.br/denuncie
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa PolÃtica de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.