Secretaria de Educação realiza avaliação de fluência literária dos alunos do 2º ano
A Secretaria de Educação realizou a aplicação da avaliação de fluência em leitura para todos os estudantes matriculados nos 2º anos do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino. A ação é promovida Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná e foi aplicada pela equipe gestora das instituições de ensino Carlos Gomes, Dona Leopoldina, João Lorini e Rondônia.
“O objetivo é verificar a fluência em leitura dos estudantes em fase de alfabetização. Com base no número de palavras lidas corretamente em cada uma das tarefas, o estudante é alocado em um perfil de leitor. Os resultados serão divulgados de acordo com diferentes perfis: Pré-Leitor, Leitor Iniciante e Leitor Fluente, além daqueles que, por alguma razão, não realizaram nenhuma leitura” – explica a secretária de Educação, Verônica Szerwieski Rui.
A avaliação de fluência consiste na aferição da capacidade de os estudantes lerem com velocidade e precisão (automaticidade), um número de palavras dicionarizadas e palavras inventadas, isoladas, e um pequeno texto narrativo, em determinado tempo, seguido de três perguntas de compreensão. O teste é aplicado através do aplicativo do CAEd através da gravação da leitura do estudante, que depois é analisada.
O teste de fluência em leitura é uma diretriz importante que auxilia na garantia dessa aprendizagem. A Secretaria Municipal de Educação não mede esforços para superar os desafios apresentados na rede municipal de ensino e para garantir que os estudantes concluam os anos iniciais do ensino fundamental com sucesso.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.