Itaipulândia participa da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja)


Data de Publicação: 04/11/2022

 Itaipulândia participa da Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja)

O Município de Itaipulândia, por meio da Secretaria de Saúde, pactuou no ano de 2021 à Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja).


O termo pactuado é uma estratégia brasileira intersetorial e tem, como objetivo, o desenvolvimento de ações de promoção à saúde e atenção de crianças com obesidade infantil, visando aos esforços para reversão do quadro de obesidade infantil no país, e contribuindo para o cuidado e melhoria da saúde e da nutrição das crianças.


A obesidade é uma doença crônica, definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo. A prevalência da obesidade infantil aumentou de forma significativa em todo o mundo. Segundo a Nutricionista e Coordenadora dos Programas, Andréia Bohnenberger, “dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) apontam que aproximadamente 30% das crianças menores de 10 anos do município de Itaipulândia possuem excesso de peso.”


A primeira etapa do Proteja consistiu no estabelecimento do compromisso entre os municípios, estados e Governo Federal com a prevenção à obesidade infantil, assumindo a obesidade infantil como um problema de saúde pública.


Os municípios devem se enquadrar nos critérios exigidos e, diante disto, a estratégia prevê recebimento de recursos financeiros de apoio para implementação das ações essenciais e complementares previstas no programa, onde muitas delas, já estão sendo desenvolvidas e fazem parte do planejamento e rotina de trabalho das equipes de saúde e das ações de outros setores parceiros.


Ver mais notícias