O município de Itaipulândia, em licitação inédita, que visa escolher instituição financeira que ofereça maior retorno financeiro, provoca à Corte de Contas a rever posicionamento anteriormente adotado

Data de Publicação: 01/10/2021

O município de Itaipulândia lançou, recentemente, edital para a contratação de instituição financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil, pública ou cooperativa de crédito para prestação de serviços de gerenciamento das aplicações financeiras, consideradas como disponibilidade de caixa.

O Poder Público Municipal possui valores disponíveis em caixa para aplicação em rendimentos financeiros e o objetivo do certame lançado é fazer com que p Município obtenha valores resultantes de aplicação desses recursos fazendo que possa desenvolver ainda mais ações que beneficiem a comunidade geral.

O processo licitatório tinha como data de abertura 28 de setembro de 2021, mas o Tribunal de Contas do Paraná recebeu uma representação protocolada por um cidadão questionando a legalidade do referido processo licitatório aludindo que o mesmo fere a Lei 8666/93.

O Tribunal de Contas do Paraná, através do Relator, aceitou a Representação citada e em um primeiro momento optou pela suspensão do processo licitatório para analisar.

A Administração Municipal de Itaipulândia enfoca alguns pontos que são de relevância e que buscam justificar a necessidade de se expandir a possibilidade de envolvimento de agentes bancários fazendo com que os recursos públicos rendam benefícios cada vez maiores aos munícipes.

A humanidade passou recentemente, e ainda passa, por um dos períodos mais nefastos da história quando se trata de doenças virais. Período em que, além de subtrair da população mundial milhões de habitantes em óbitos ocasionados pele vírus da COVID 19, ocasionou sérios problemas financeiros e de ordem econômica a todos as nações deste planeta.

Assim, se considerarmos que esta municipalidade, através do esforço de vários de seus gestores, obteve ao longo dos anos condições de efetuar reservas de caixa significativas, quando a maioria maciça dos municípios de nosso país estão à mercê de cortes de gastos e de investimentos, seria no mínimo comovente, para não mencionar outrem, que mantivesse suas disponibilidades de caixa a rendimentos pífios, unicamente por que seus rendimentos estão em banco oficial.

A justificativa de que bancos oficiais possuem garantia do Governo Federal e que a possibilidade de falência desses bancos é irrisória, não pode mais ser justificativa cabível na atualidade.

O CNM (Conselho Monetário Nacional) editou regras para que as cooperativas de crédito possam captar recursos de Municípios, de seus órgãos ou entidades e das empresas por elas controladas, justamente porque as cooperativas de crédito alcançaram status de instituições que fortalecem a economia local de suas comunidades nas quais estão inseridas.

Preponderante se faz asseverar que quando os recursos dos Municípios são aplicados em instituições financeiras oficiais, não há a menor garantia de os referidos valores irão circular e fomentar a própria comunidade, uma vez que certamente os respectivos recursos irão gerar empréstimos em qualquer outra região do país.

A referida condição já não ocorre nas cooperativas de crédito, que garantem a aplicação dos referidos recursos na sua localidade. A isso dá se o nome de círculo virtuoso, onde as cooperativas usarão os recursos arrecadados para ofertar crédito aos empreendedores locais, gerando emprego e renda, aumentando consequentemente a arrecadação municipal, fazendo girar esses recursos obtidos.

A Administração Pública de Itaipulândia enfatiza que prima pelo melhor para sua população e o zelo pelos recursos públicos é a baliza da Gestão e aguardará o andamento junto ao Tribunal de Contas.

Galeria de Fotos: