Retratos da vida: projeto do NASF cria laços com futuras mamães itaipulandienses


Retratos da vida: projeto do NASF cria laços com futuras mamães itaipulandienses

“Vínculos e Afetos”: palavras que representam algo importante e necessário durante a gestação: ter o apoio familiar e a melhora da autoestima enquanto futura mamãe. É isso que o projeto com o mesmo nome, do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), procura promover.

 

Mais de 50 mulheres já foram atendidas desde o começo da caminhada, em 2019. Elas recebem apoio de uma equipe multiprofissional das Unidades de Saúde e são acompanhadas em pré-natal para estarem seguras na hora do parto, garantindo um desenvolvimento saudável da mãe e do bebê.

 

Mas é quando a gestação está chegando ao fim que a verdadeira transformação acontece. De presente, elas ganham um ensaio fotográfico para celebrar a nova vida que vem por aí. As fotografias revelam a alegria das gestantes e contam outro lado da história: como elas se veem enquanto seu corpo está se transformando.

 

“O projeto tem como finalidade desenvolver a valorização da autoestima da mulher que está gestando uma vida, fortalecer o cuidado da equipe com as gestantes e proporcionar o olhar humano e acolhimento. Já foram atendidas mais de 50 mulheres de todo o município e a emoção de contribuir para a uma nova imagem que ela terá de si mesma é muito grande ” – revela Camila Fernanda de Souza, Coordenadora do NASF.

 

Suellen Becker, psicóloga da rede, também comenta emocionada que “as mulheres encontram belezas onde antes não percebiam, há uma melhora na autoestima e notamos contribuições no fortalecimento familiar, pois os outros membros da família também participam”.

 

Para ser modelo do projeto, é necessário que a gestante realize o acompanhamento de pré-natal e esteja participativa nas orientações no grupo online de gestantes. Depois, é só entrar em contato pelo próprio grupo ou com a enfermeira da Unidade de Saúde mais próxima.

 

Galeria de Fotos

Ver mais notícias