ADETUR, ITAIPU E LINDEIROS DISCUTEM O FUTURO DOS BALNEÁRIOS E ÁREAS DE LAZER DO LAGO DE ITAIPU

12/01/2018, as 16:01 - Turismo e Lazer

A Adetur Cataratas e Caminhos, a Agência de Desenvolvimento Turístico Regional apresentou na última quinta-feira (11), um estudo de revitalização e viabilidade de gestão das áreas de lazer e terminais turísticos do entorno ao reservatório de Itaipu. Juntamente foi entregue aos prefeitos dos municípios lindeiros um arquivo digital com a proposta de implementação, que deve ser avaliada pelos gestores municipais. Estiveram representando o Município de Itaipulândia na reunião o Prefeito Edinei Gasparini e o Secretário de Turismo e Lazer Douglas Tozzi.

O estudo encomendado pela Adetur foi elaborado pelo Idestur – Instituto de Desenvolvimento do Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente, e é resultado de um convênio firmado entre Adetur e Itaipu Binacional, com apoio do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago Itaipu que prevê ações conjuntas, programas e projetos de interesses turísticos da região.

O material entregue aos prefeitos contempla planos de concessão de uso público para oito balneários (Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Missal, Itaipulândia, Santa Helena, Entre Rios do Oeste e Marechal Cândido Rondon) e duas áreas de Lazer (Mercedes e Guaíra).

O projeto contempla as praias com áreas de uso social e privadas, o que possibilita a viabilização econômica e financeira, tanto com fins públicos, como particulares. O painel de opções contempla praças de alimentação, estacionamento, marinas e transporte náutico, hospitalidade com hospedagem, receptivo turístico e eventos, cultura e entretenimentos, praça comercial, esportes náuticos e pesca esportiva.

A alteração no Contrato de Concessão dos parques de lazer e turismo, firmado entre Itaipu e municípios, abre-se a possibilidade para concessão de serviços nestas áreas e também a cobrança pelo acesso aos terminais turísticos. Porém, conforme a diretora técnica da Adetur Fernanda Fedrigo, os moradores dos municípios lindeiros terão garantida a gratuidade para adentrar aos espaços denominados no projeto como áreas sociais e, pagariam somente pela utilização dos serviços explorados por empresas particulares.

O documento aponta benefícios aos municípios como, geração de emprego e renda; aumento da atratividade para investimento; aumento da arrecadação de impostos; conservação e valorização do espaço; pagamento de outorga inicial e mensal (estimado em 5% do faturamento bruto), ao município. O que se busca é ampliar o mix de produtos para gerar atratividade com áreas de lazer, de esporte e atividades náuticas.

A Itaipu prevê investimentos financeiros em infraestrutura, caso de calçamentos, energia elétrica, atracadouros e outras edificações de uso social. Edificações com fins de viabilização de lucros serão de competência de investidores particulares, ou, conforme concebido por vias legais pelas administrações de cada município.

9277951405a58b5de983616.10364841 12813644145a58b5dbe8eca0.19505990 14719256565a58b5de2d2562.55816326 19365273655a58b5d5913474.82324904

Desenvolvimento por Lucas Dillmann usando Software Livre. © 2018 Prefeitura Municipal de Itaipulândia. Reprodução total ou parcial mediante autorização prévia da Assessoria de Imprensa.