CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA

19/04/2017, as 13:04 - Saúde

download

Começou na última segunda (17) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e a morte, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. O período de incubação dos vírus influenza varia entre um e quatro dias.

A síndrome gripal se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização. A complicação da influenza que mais frequentemente leva à hospitalização e a morte é a pneumonia, que pode ser causada pelo próprio vírus ou por infecção bacteriana. Os grupos prioritários devem receber a vacina todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente.

A campanha vai até o dia 26 de maio. Para receber a vacinação basta comparecer e apresentar os documentos necessários em qualquer Unidade Básica de Saúde do Município. Além disso, dois sábados serão utilizado para as vacinações. Será nos dias 29/04 e 13/05 em todas as UBS do município no período das 08h às 11h30. É obrigatório a apresentação da carteira de vacinação, documento de identificação e cartão do SUS. A meta é vacinar 90% do público alvo. A vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas ou medicamentos. A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

Abaixo a relação de grupos que devem ser vacinados:

Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias;

Gestantes;

Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto);

Idosos (a partir de 60 anos);

Profissionais da saúde;

Povos indígenas;

Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional;

Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade, conforme indicação do ministério da saúde e somente com receita médica descrevendo a doença;

Professores de escolas públicas ou privadas, ativos.

Qualquer dúvida procure a unidade mais próxima da sua residência ou ligue 3559-1715 com Enfermeira Joce.

...

Desenvolvimento por Lucas Dillmann usando Software Livre. © 2017 Prefeitura Municipal de Itaipulândia. Reprodução total ou parcial mediante autorização prévia da Assessoria de Imprensa.