Balneário Jacutinga é o melhor da região

02/03/2012, as 14:03 - Assessoria de Imprensa, Turismo e Lazer

O Balneário Jacutinga está realizando o melhor verão da temporada. O número de turista que visitam e usufruem da infraestrutura aumentou visivelmente nesta edição 2011/2012 o que gera satisfação e também um grau de preocupação junto ao governo municipal.

A praia artificial de Itaipulândia vem recebendo uma alta demanda de veranistas que procuram descanso, conforto e lazer no período de férias. A infraestrutura do Balneário Jacutinga oferece, além disso, segurança e atendimento médico local, porém o fluxo de turistas está acima do que as acomodações apresentam.

Mesmo com as reformas e melhorias executadas em dezembro de 2011 como reforma e construção de mais de 20 churrasqueiras, novas instalações elétricas nos quiosques, adequação de pontos de água potável, pintura de calçadas, sinalização educativa e preventiva, colocação de pedra brita para diminuir o barro na área de camping, há um efeito contraditório. A hospedagem desproporcional sugere cuidados e limites mais apropriados para o desfrute do ambiente físico. Pois com a demanda de veranistas aumentam também a geração de resíduos (lixo), uso da água potável nas instalações sanitárias, uso da energia elétrica. Fazendo-se necessário uma readequação dos serviços ofertados, para sanar antigos problemas que acompanham as atividades no Balneário há anos, como queda de energia, falta de água, aparecimento de insetos nocivos á saúde humana, mau cheiro devido ao lixo depositado erroneamente nas embalagens ou mesmo ao ar livre, falta de consciência à depredação e fiscalização com o patrimônio público.

A temporada de verão ainda não acabou, mas há de se constatar uma queda nos recursos financeiros arrecadados neste período, devido ao fato de que uma Lei Federal não permite mais a cobrança de taxa de veículos nas praias artificiais da Costa Oeste do Paraná, como ocorrera em anos anteriores. O restante dos recursos arrecadados de campings está sendo investido no próprio espaço em forma de serviços de limpeza, manutenção, saúde e segurança aos visitantes.

Há de se destacar que o Balneário Jacutinga é o único da Costa Oeste que oferece uma equipe de segurança com apoio da Polícia Militar, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Guarda-Vidas, Força Verde e equipe médica da Secretaria Municipal de Saúde nos dias de maior fluxo e serviços de Artesanato.

Desenvolvimento por Lucas Dillmann usando Software Livre. © 2014 Prefeitura Municipal de Itaipulândia. Reprodução total ou parcial mediante autorização prévia da Assessoria de Imprensa.